terça-feira, 31 de março de 2020

UMA LUZ EM MEIO AO CAOS


Nunca antes, desde que a tecnologia ou melhor a internet entrou no meio de nós, algo assim aconteceu. Não, não estou falando das horas perdidas no Instagram ou facebook, nem nos olhos atentos a CNN ou globo News. Estou falando do ser humano. Meu Deus, nosso maior pesadelo hoje, não é o coronavírus, são as pessoas se aproximando e prestando atenção umas nas outras. CALMA. Me expressei mal, mas é porque o susto, ou o imprevisível me pegou desprevenida. Em meio ao caos, em meio a tudo isso, vejo mães e pais com seus filhos assistindo televisão juntos, jogando WAR, jogo da vida, imagem e ação... vejo crianças aprendendo a fazer bolo e se melecando no leite condensado e vejo pais, jogando bola no meio da rua, ops, no meio da sala. Isso nunca foi visto antes nesse século (mais ou uma vez não estou falando do coronavírus), estou falando de viver. Porque vamos combinar, de uns bons tempos pra cá apenas sobrevivemos. Desaprendemos a curtir uns aos outros, desaprendemos abraçar, desaprendemos a falar no telefone (eu mesmo, prefiro mensagem no whatsapp a falar no telefone) ...logo eu, que ficava horas esperando o telefone tocar quando meus pais viajavam para fora do país, hoje, desligo o telefone e mando um “VOCE ME LIGOU?” no WhatsApp. Logo eu, que não dormia esperando aquele TRIMMMMMMMMMMMMMM tocar, e do outro lado do telefone aquela voz dizendo “PRECISO FALAR RAPIDO PORQUE É MUITO CARO A LIGAÇÃO”, aquela frase era uma facada pois eu queria falar mais... e mais...

Fomos moldados como argila... Fomos moldados superficialmente a sermos felizes no Instagram ou com uma BMW nova. Ou quem sabe uma viagem a Paris, Nova York, onde todos saibam que estamos lá, mandamos um coração nas redes sociais e respondemos dizendo saudades... mas não, não estamos com saudades de ninguém. A muito tempo não temos saudades de ninguém. A muito tempo sentamos na mesa do bar, nos jantares, no almoço de domingo e pegamos nossos telefones sem ao menos se quer reparar em volta. A muito tempo já colocamos um IPAD nas mãos dos nossos filhos para eles pararem de encher nosso saco enquanto terminamos nossas series no NETFLIX. A muito tempo não somos humanos, já viramos aquelas maquinas ou clones que antigamente era projeto do futuro. Já somos eles, sem ao menos saber, que o futuro chegou.

Ah, voltando ao assunto CORONAVIRUS. Quem é ou de onde vem? Alguns condenam os chineses, outros falam que é o fim do mundo, alguns querem matar o presidente, outros querem abraçar o governador e por aí vai... Batem panela por amor hoje, quebram panela por ódio amanhã. Sem ao menos olhar pro próprio umbigo e entender, que ninguém vai conserta nada pois a mudança começa em nós. Vivemos em um país medíocre que aumento o preço do álcool em gel no meio do caos e também rouba no troco da padaria, me poupe de culpar político ou qualquer um... Paramos tudo pra assistir a um copa do mundo ou um desfile de escola de samba na Sapucaí, MEUS AMIGOS, aquilo ali é corrupção PURA. Então apenas parem. Milhares de veganos condenando o uso de carne pois a indústria é uma máfia, mas fumam maconha toda manhã... É trocar 6 por meia dúzia meu amigo, está tudo no mesmo barco furaco. Não come carne, mas financia o tráfico, então apenas PARE.

Ok, o texto tá ficando longo e eu poderia escrever, escrever e escrever.... Mas voltamos ao dia de hoje,31 de março. Oi Coronavírus, seja você quem for, sei que você é mal, mas por incrível que pareça você devolveu a unidade as pessoas. Elas pararam de fugir um pouco pros bares, pras compras no shopping e estão tendo que passar (ou tolerar) mais tempo em família. E de repente, nos vimos seguindo os mandamentos daquele que passou por aqui a mais de 2000 anos atrás, você crendo ou não, seguimos a cronologia DELE, JESUS. 2020 anos depois de Cristo. Estamos hoje amando o próximo como a nós mesmo e protegendo o próximo. Pobres, ricos, negros, brancos, todos, juntos num único propósito! Amar o próximo como a nós mesmo. Eu te odeio coronavírus e espero que você passe logo, mas que a sua lição permaneça para sempre: É POSSIVEL FICAR EM CASA E AMAR UNS AOS OUTROS, SEM PEDIR NADA EM TROCA, APENAS AMAR....

ANDRÉIA VALADARES

Um comentário:

Unknown disse...

Ótima reflexão! Que o mal passe mas que a lição fique: é possível amar...